Quem Somos

A Rocaαnkora iniciou suas atividades no ano de 2015, após uma discussão na internet (Grupo Velejadores de Oceano), onde a questão de âncoras foi abordada por velejadores brasileiros e outros amantes do mar. Ficou claro que em águas brasileiras, as âncoras derivadas da bruce, são as mais utilizadas. Também ficou constatado que existem dois tipos de navegadores: os que nunca tiveram qualquer problema com ancoragem (suas embarcações nunca garraram), e os que já tiveram sim problemas com este procedimento. Para este segundo grupo, estes problemas com fundeio tem sido atribuído até então, por mau uso do equipamento (pouco ferro/âncora com pouco peso, ou ter dado menos cabo que a situação exigia, corrente muito curta, incerteza se a âncora teria realmente unhado na primeira pegada, etc).

Porém, com a participação de alguns comentaristas mais experientes e a inserção de matérias contidas em sites internacionais, ficou constatado que, na verdade, existem algumas âncoras que já não são utilizadas fora do Brasil (Europa, principalmente), dentre elas as Bruce. E mais que no momento, velejadores que estão navegando pelo mundo afora, inclusive brasileiros, utilizam as chamadas âncoras da nova geração. Dentre elas, destacam-se a Rocna e a Manson Supreme, (Neozelandesas),a Mantus (EUA), a CQR e a Spade (Francesa). A partir destes modelos, muitas derivações que buscam acompanhar o mesmos conceitos de eficiência estão sendo comercializados fora do Brasil principalmente.

Assim ficou constatado que não temos no mercado nacional, âncoras realmente confiáveis, fato que ficou confirmado quando iniciamos os primeiros testes com alguns protótipos e comparativos com os equipamentos em uso nas nossas embarcações.

Atualmente, a produção da Rocaαnkora é feita na cidade de Curitiba-PR. Cada peça é produzida com esmero buscando a melhor qualidade possível desde o corte, dobra, soldas, galvanização e acabamento.